Logo Lona na Lua

Sede Lona na Lua

Rua Admário Alves de Mendonça, 121, Centro, Rio Bonito-RJ

Casimiro de Abreu

Rua Julio Armindo Mozer, S/N, Mataruna, Casimiro de Abreu

Centro Adm Célio Sarzedas

Av. Amaral Peixoto, s/nº, Vila Campo Alegre – Casimiro de Abreu

(21) 98502 0168

(21) 99564-0609

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle

PROJETOS E OFICINAS

 projeto

escola

O Lona na Lua oferece espetáculos infantis e infanto-juvenis integrados ao currículo escolar, tornando a ida ao Espaço Cultural Lona na Lua uma vivência cultural.

O PROJETO ESCOLA contribui diretamente com a sustentabilidade do Lona na Lua, beneficiando não somente os alunos e educadores que vão assistir os espetáculos, como também as crianças e jovens que recebem oficinas de arte de forma gratuita no projeto social e cultural regularmente. 
 

Já foram realizadas mais de 20 edições deste projeto, que tem como objetivo vincular a escola, local de aprendizagem, ao Lona na Lua, local onde o lúdico e a imaginação tomam forma, estreitando um vínculo entre o aprendizado e a diversão; entre a educação e a cultura.

 
 

CENOGRAFIA E FIGURINO

Esta oficina tem por objetivo despertar e desenvolver a capacidade do loneiro para trabalhos manuais direcionados a construção dos cenários e figurinos teatrais que serão utilizados nos espetáculos do Lona na Lua 

circo

Os principais objetivos são a compreensão, avaliação e organização dos princípios norteadores da arte circense. São apresentados aos alunos os princípios das artes da acrobacia e malabares, onde eles passam a ter os primeiros contatos com instrumentos como claves, bolinhas e pernas de pau.

 

CINEMA

Na oficina de cinema os alunos mergulham nas técnicas de produção que envolvem a magia da Sétima Arte, aprendendo sobre posicionamento e enquadramento de câmera, fotografia cinematográfica e edição de curtas e longas metragens.

DANÇA

As aulas tem como objetivo a pesquisa corporal para criação e aplicação da Dança em espetáculos dramáticos. Com isso, o foco é o domínio artístico do corpo e a gramática do movimento. O aluno é estimulado a utilizar de maneira criativa as dinâmicas da ação e ao despertar de novas formas de relação com o corpo e o espaço cênico.

ESCRITA CRIATIVA E ROTEIRO

As oficinas de escrita dão ao aluno as ferramentas e, principalmente, a confiança necessária para desenvolver e entender o processo de criação de obras escritas, sejam elas ficcionais ou não.

Em Rio Bonito há a oficina de Roteiro, voltada para uma escrita mais técnica. Em Silva Jardim, há a de Escrita Criativa, que busca soltar a imaginação dos loneiros buscando colocar no papel novas histórias.

teatro

Através das oficinas de Teatro, o Lona na Lua oferece pesquisa sobre construção de personagem, tendo como foco a compreensão do processo do ator, o estudo sobre relações entre ação interna e externa e a ampliação de conhecimentos dos instrumentos de expressão cênica. Dentro do processo, o aprendiz recebe orientações sobre estudo de texto, posicionamento de palco, palavra e oratória, de modo a trabalhar habilidades que serão úteis para além dos palcos.

MÚSICA

São abordados vários segmentos da música, como a voz falada, a introdução e conhecimento dos instrumentos musicais, além de gravações em estúdio e introdução à produção fonográfica, oferecendo aos alunos uma visão ampla e cheia de possibilidades dentro do universo musical.

TODAS AS NOSSAS

O F I C I N A S

SÃO GRATUITAS

PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATÉ 18 ANOS DE ESCOLAS PÚBLICAS, PRIVADAS E CENTROS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE RIO BONITO E REGIÃO.

 

CINECLUBE SELTON MELLO

A relação do ator e cineasta Selton Mello com o Lona na Lua começa no palco do Caldeirão do Huck em fevereiro de 2016. Pouco mais de cinco meses após o primeiro encontro e entusiasmado com o Lona, Selton presenteou o espaço com um equipamento completo de cinema, dando início ao CINECLUBE SELTON MELLO. Desde então, muitos filmes foram exibidos e o cineclube é hoje um grande aliado como ferramenta cultural no aprendizado dos loneiros.