top of page
notícia 1

SERVIÇO: Dom Quixote

DIAS: 28,29 e 30 de abril – sexta à domingo

HORÁRIO: 20h

INGRESSO: Entrada Franca

LOCALIZAÇÃO: Lona na Lua – Avenida Sete de Maio, S/N, Centro – Rio Bonito

Lona Na Lua apresenta o espetáculo “Dom Quixote”

Apresentação faz parte do projeto “Lona Na Lua – Cidadania e Arte”

                O próximo final de semana no Lona Na Lua promete ser recheado de emoções. Mais de 100 alunos subirão ao palco para encenar a peça “Dom Quixote” nos dias 28, 29 e 30 de abril às 20h. O livro foi escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes e adaptado pelo fundador do Lona Na Lua, Zeca Novais. “Não é a primeira vez que montamos este texto. A história e a loucura de Dom Quixote tem tudo a ver com a essência daqui”, afirma Zeca, fã da narrativa e também diretor geral da apresentação.  O espetáculo é a conclusão do projeto “Lona Na Lua - Cidadania e Arte”, que tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Petrobras.

                  Foram mais seis meses de muito suor. Além dos alunos, uma equipe de professores conduziu o trabalho de direção teatral, música e dança. A dupla Gabi & Gabi foi responsável pelas aulas de teatro e coral. “Como atriz, ter auxiliado na direção foi o maior desafio. Mas é muito divertido estar do outro lado do palco porque é gratificante ver meus alunos colocando em prática o que passo nas aulas”, conta Gabriele Rangel, professora de teatro.  Já a professora de coral Gabriella Levaskevicius aposta que a apresentação vai causar muita surpresa nos espectadores. “Espero que seja um momento único para a plateia e que seja um respiro artístico aos alunos, assim como foi pra mim. Vai ser difícil segurar o choro quando virem aquelas crianças cantando a plenos pulmões e repletas de sentimentos”, conclui Gabriella.

                   Dom Quixote é um fidalgo castelhano que, de tanto ler romances de cavalaria, enlouquece e sai em busca de repetir os feitos de seus heróis preferidos, tendo sempre a companhia de seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Coube ao loneiro Wallace Silva a missão de encarnar o protagonista da peça.  “Eu estou muito feliz por ser a primeira vez que vou fazer o personagem principal. Eu quero que o público sorria, chore, sinta tudo que for possível pra que ao final saiamos com a sensação de dever cumprido”, resume Wallace. Mas não são só os alunos que passam pela emoção em um processo de montagem como esse. Os familiares que acompanham de perto sofrem e comemoram juntos o tempo todo. Principalmente quando é em dose dupla. “Pra mim tudo é mágico. Desde a história do Dom Quixote até o fato de ter duas filhas envolvidas na peça. Reinventar o mundo ao seu redor através da literatura é fascinante e as pessoas vão ter a oportunidade de ver o que é isso no palco”, resume Michel Costa, músico colaborador do espetáculo e pai das alunas Laira Zopellaro e Lavínia Weichert.

                  Os ingressos são gratuitos ao público em geral e também foram distribuídos entre familiares dos alunos, associações de moradores e escolas públicas e privadas de Rio Bonito e região.

notícia 3
notícia 2
Projeto Lona na Lua celebra apoio com a Petrobras

“Lona na Lua: Cidadania e Arte”. Este é o nome do novo projeto do Lona na Lua. A iniciativa, que desde novembro oferece oficinas de teatro, música e dança para 100 crianças e adolescentes de Rio Bonito e região, tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Petrobras. É a primeira vez que o Lona na Lua tem patrocínio da Petrobras. Quem comemora a novidade é o líder do projeto, o ator Zeca Novais.

– A Secretaria de Estado de Cultura se faz presente através de uma importante ferramenta, que é a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Há sete anos o nosso movimento sociocultural luta por democratização do acesso aos recursos para Cultura. Há sete anos o Lona na Lua trabalha de forma muito séria, digna, com responsabilidade e comprometimento. Estamos muito felizes! Somos um coletivo de uma cidade do interior do país, fazendo arte longe dos grandes centros. Nos enxergaram. Atendemos crianças e adolescentes de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim. E nos enxergaram – diz Zeca Novais, que não consegue esconder a emoção e a empolgação com as conquistas do projeto.

O projeto tem a duração de 06 meses e as oficinas são realizadas no Espaço Cultural Lona na Lua, que conta com rampas de acesso e banheiros adaptados para deficientes, o que na opinião dos pais é fundamental para garantir direitos básicos, como o da acessibilidade. A Aluna Kemilly Victória, de 10 anos, é cadeirante. Em depoimento a nossa reportagem, sua mãe Giselle Barbosa falou sobre a participação de sua filha nas aulas de dança, “No Lona na Lua a minha filha é tratada da mesma forma que os outros alunos. Aqui ela dança muito, ela mexe os braços, as mãos, a cabeça, dá pulos na cadeira e se diverte. Minha filha é muito feliz aqui”.

Ao falar sobre o Lona na Lua, o brilho que vemos nos olhos de Kemily já responde o seu sentimento pelo projeto. Sem pensar muito ela demonstra seu encantamento com o projeto. “Eu adoro o Lona na Lua! Eu amo esse lugar!”. As oficinas terão como conclusão a montagem de um espetáculo produzido pelos alunos, que será aberto à comunidade. As apresentações estão previstas para abril de 2017.

 

Um ano inesquecível

 

O reconhecimento da SEC-RJ e da Petrobras chega num ano de muitas conquistas para o Lona na Lua. Uma breve retrospectiva mostra que o projeto alcançou objetivos que em outros tempos pareciam impossíveis. Entre esses momentos importantes do projeto em 2016, um ano que Zeca aponta como “mágico”, está o Lançamento do livro “Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua”, de Rafael Cal; a vitória do aluno Lucas Fernandes, no quadro Click Esperança do Fantástico”; as participações dos loneiros no programa “Como Será?”, da TV Globo, onde trupe Lona na Lua foi entrevistada por Sandra Annenberg. Na mesma ocasião Zeca Novais retornou ao palco do Caldeirão do Huck, onde seria surpreendido pela presença do ídolo Selton Mello. O encontro resultou numa parceria com o ator global e foi fundamental para outra conquista: a inauguração do “Cineclube Selton Mello”, que contou com a presença do ator no Espaço Cultural Lona na Lua.

 

Também está nessa extensa lista de realizações e conquistas a continuidade de projetos sólidos como “Lona na Lua em Silva Jardim”, onde o projeto é apoiado pela Prefeitura da cidade e a chegada do “Com a Cabeça na Lua”, em que o Instituto PHI atua como parceiro. “Trabalhamos com honestidade de propósito e fé. E por isso o novo sempre vem”, encerra Zeca Novais, que projeta novas conquistas e novos horizontes para 2017.

Zeca Novais é o entrevistado pelo O Globo        

A edição do último domingo (19) do jornal O Globo trouxe uma entrevista pra lá de especial na coluna “Dois Cafés e a conta com...” com o Lona Na Lua. O jornalista Mauro Ventura convidou o fundador do projeto, Zeca Novais, para um bate papo sobre o movimento Loneiro, suas histórias do passado e os planos para o futuro. A repercursão foi tão positiva que a página “Pense, É Grátis”, com mais de 700 mil seguidores, compartilhou o conteúdo. Para ler a entrevista na íntegra basta clicar aqui:

Magno Navarro está de volta ao Lona na Lua

Ator e comediante retorna ao palco estrelado para apresentar o show “Magnitude”

               Do Domingão do Faustão para a Lua. O ator e comediante Magno Navarro está de volta ao palco do Lona para apresentar o show de comédia “Magnitude”, nos dias 19 e 20 de abril, às 20h. O primeiro show, em julho do ano passado, aconteceu logo após sua participação no “Prêmio Multishow de Humor”. Agora, Magno retorna novamente depois de um concurso na TV: o “Quem Chega Lá”, do Domingão do Faustão. “Um dos melhores shows que fiz foi no Lona! Casa cheia, público receptivo e uma energia fantástica. Tomara que isso se repita”, afirmou.


            Os ingressos começam a ser vendidos na próxima semana, no valor de R$15,00. A novidade desta vez fica por conta do personagem Cheddarson, que promete uma participação pra lá de especial. “Graças a Deus eu fui longe com ele no Domingão do Faustão e agora é o momento de trazer pros shows. É um personagem saboroso de fazer, literalmente (risos)”. Ele lembra também que sua história artística começa a se misturar com a do Lona na Lua. “Tive a oportunidade de apresentar o show solo aqui e depois fui convidado pra fazer o Sabino, em “Quem Casa Quer Casa”. Só tenho a agradecer ao Zeca (Novais), que sempre deixou as portas abertas pra mim. Eu sou Loneiro desde a primeira vez que coloquei o pé aqui”, conclui.
            

Serviço: Magnitude – O show de comédia de Magno Navarro

Data: 19 e 20 de abril, às 20h

Local: Espaço Cultural Lona na Lua

 Avenida Sete de Maio, s/n, Centro – Rio Bonito

Ingressos: R$ 15,00, à venda na bilheteria do local

Visita à Teresina

Entre os dias 24 e 26 de novembro, o diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, esteve visitando a cidade de Teresina. Na ocasião, falou de Empreendedorismo Social para a turma de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e conheceu a Escola de Música Dona Gal, projeto dirigido por Wânya Sales, que oferece aulas de música para crianças e adolescentes. A escola de Música Dona Gal também já participou do quadro “Um Por Todos e Todos Por Um”, do Caldeirão do Huck.

Lona na Lua diploma Heloneida Studart de Cultura 2016
Projeto "Com a Cabeça na Lua"

"Com a Cabeça na Lua" é o nome do novo projeto desenvolvido pela Associação Cultural e Social Lona na Lua, que tem a parceria do Instituto Phi.
No dia 20 de setembro recebemos a visita de Marcos Pinheiro, representante do Instituto PHI.
O PHI chega para contribuir com oficinas de teatro, circo, música e dança, que são oferecidas de forma gratuita para 200 crianças e adolescentes, no Espaço Cultural Lona na Lua, em Rio Bonito-RJ.

Dias 8 e 9 de novembro são das datas escolhidas para as apresentações de conclusão do projeto “Lona na Lua em Silva Jardim”.
“CORES E FLORES – A ARTE MORA AQUI!” é o nome escolhido para o evento, que será oferecido de forma gratuita para a comunidade.
Desde 2014, através de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Silva Jardim, o Lona na Lua oferece oficinas de teatro, circo, música e dança às crianças da cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social.
Programação:
9h – O Sítio do Pica-pau Amarelo
17h – Circo de Dança – Movimento e Poesia
19h - Lisbela

Cineclube Selton Mello. Este é o nome do novo equipamento do Espaço Cultural Lona na Lua. A estrutura, doada pelo ator e diretor, foi apresentada ao público na última quinta-feira (28/07). Selton Mello marcou presença no evento e foi formalmente apresentado como “Padrinho” do projeto.
Obrigado e seja bem-vindo, Selton! 

Lona na Lua oferece oficina de dramaturgia
Lona na Lua diploma Heloneida Studart de Cultura 2016
Lucas é o vencedor do Click Esperança 2016!

Lucas Fernandes, de 16 anos foi o grande vencedor do concurso Click Esperança 2016.
O quadro, que foi exibido no Fantástico é uma parceria entre a Rede Globo e  Unesco.
Na úlltima prova, exibida neste domingo (26/06), os finalistas deveriam fazer um filme de campanha do Criança Esperança 2016. 
O filme do Lucas foi escolhido com 38% dos votos.


Assista no link: Lucas Fernandes - Vídeo vencedor do Click Esperança 2016

Diploma Heloneida Studart de Cultura 2016

O Lona na Lua foi selecionado para receber o Diploma Heloneida Studart de Cultura 2016. 
É uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, criada em 2009 e outorgada anualmente pela Comissão Permanente de Cultura.
O Lona na Lua marcou presença ao lado de movimentos como a "Flupp - Festa Literária Das Periferias", "Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira

de Mangueira" e "Agência de Notícias das Favelas".
 

A solenidade de entrega do Diploma aconteceu no dia 13 de junho de 2016, às 18:30h, em Sessão Solene no plenário da Alerj, na Rua Primeiro de Março, s/nº, Palácio Tiradentes - Centro, Rio de Janeiro.

Lona na Lua diploma Heloneida Studart de Cultura 2016
Vote no Lucas, aluno do Lona na Lua. Click Esperança, Criança Esperança, Fantástico.
Click Esperança.

O nosso aluno Lucas, de 16 anos, foi selecionado para o quadro CLICK ESPERANÇA, uma parceria do Criança Esperança com o Fantástico. As gravações já foram feitas! O Lucas está no time do Lázaro Ramos! O quadro começou a ser exibido no dia 5 de junho, e você já pode participar. Dê uma olhada aqui!   + Veja Mais.

Criança Esperança

O "Criança Esperança" selecionou 15 jovens de todo o Brasil com talento para a comunicação e vontade de transformar o mundo. Essa garotada, que tem entre 13 e 20 anos de idade, irá participar de uma série que será exibida no Fantástico, da Tv Globo. Nosso aluno Lucas Fernandes, de 16 anos, está entre os selecionados! As gravações começam no fim de abril e em breve você poderá conferir o resultado.

Lona na Lua marca presença no "MOBILIZE 2015". Na foto Sandra Annenberg e Zeca Novaes.
Lona na Lua lança livro
Lona na Lua Lança Livro em Maio

21 de maio de 2016. Esta é a data de lançamento do livro “Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua”, do dramaturgo Rafael Cal.O evento será no Espaço Cultural Lona na Lua, a partir das 16h, e contará com a presença de convidados muito especiais.Anote aí na sua agenda!

O Dia 13 de Fevereiro foi Agitado para a Família Lona na Lua

O projeto marcou presença em dois programas da rede Globo de Televisão. Às 7h, foi ao ar o programa “Como Será?”, onde Zeca, Marcelo e alguns alunos foram entrevistados pela Sandra Annenberg. Às 15:45h, o Diretor do Lona a Lua voltou ao Caldeirão do Huck. Dessa vez para contar sobre as mudanças desde a reforma. Zeca ainda foi surpreendido por Selton Mello, que falou de sua carreira e dos desafios de se fazer arte no Brasil.

Lona na Lua marca presença no "MOBILIZE 2015". Na foto Sandra Annenberg e Zeca Novaes.
Lona na Lua recebe executivos do Itaú
Lona na Lua Recebe Executivos do Itaú

No dia 24 de novembro, o Lona na Lua recebeu a visita de um grupo de executivos do Itaú. No encontro, cerca de 100 convidados assistiram o espetáculo “Lisbela” e participaram de uma roda de bate papo com jovens do projeto.

Lona na Lua Marca Presença no “MOBILIZE 2015”

O evento, que é uma retrospectiva do setor de Responsabilidade da Tv Globo foi realizado no dia 25 de novembro no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, e reuniu artistas, esportistas, jornalistas, empreendedores e personagens que deram voz aos movimentos sociais dentro da emissora durante o ano.A equipe de Responsabilidade Social da Tv Globo produziu um vídeo com o Lona na Lua.

Lona na Lua marca presença no "MOBILIZE 2015". Na foto Sandra Annenberg e Zeca Novaes.
Um por Todos, Todos por Um! Lona na Lua no Caldeirão do Huck

O Espaço Cultural Lona na Lua recebeu uma ilustre visita no dia 30 de março. Nada mais, nada menos do que o Luciano Huck, visitou o projeto. Trata-se do quadro "Um por Todos, Todos por Um", do Caldeirão do Huck, que busca dar visibilidade e protagonismo às ações sociais que tem feito diferença no Brasil.

O Espaço Cultural Lona na Lua foi completamente reformado e entregue no dia 17 de abril.

O programa, que conta a história do projeto, foi ao ar no dia 23 de maio.

Lona na Lua na Mostra Internacional de Teatro de Rua do Ceará

O Lona na Lua desembarcou no Nordeste do Brasil.

O grupo riobonitense foi selecionado para a Mostra Internacional de Teatro de Rua de Aracati (CE), onde apresentou o espetáculo "Meu nome é João ou Faroeste Caboclo" que tem pesquisa, autoria e direção de Zeca Novais e produção musical de Marcelo Kaus.

A seleção do espetáculo do Lona na Lua para esta Mostra teatral cearense é um retorno positivo do trabalho realizado pelo projeto.

Lona na Lua na Arena Jovelina Pérola Negra – RJ

A Arena Jovelina Pérola Negra, que fica na Pavuna, no Rio de Janeiro abriu as portas para o Grupo de Teatro do Lona na Lua em outubro de 2014.

Foi a noite de estreia da aluna Anita Fabreschi, 15 anos, no vocal da banda responsável pela sonoplastia do espetáculo “Meu Nome é João ou Faroeste Caboclo”. Ao final, Anita cantou solo e foi ovacionada por toda a plateia, que ficou até o último minuto para prestigia-la. Foi um momento marcante para todo o grupo.

bottom of page