top of page

NOTÍCIAS

Lona na Lua promove evento de conscientização sobre autismo

‘Meu mundo azul’ será realizado em Rio Bonito e Tanguá



Nos dias 24 e 25 de abril, de 8h às 11:30h, o Lona na Lua – unidade Tanguá abrirá as portas para o evento ‘Meu Mundo Azul - Debaixo da Lona dos Sonhos’, uma iniciativa marcada por atividades inclusivas voltadas para pessoas inseridas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), profissionais da educação e a comunidade em geral.Já no mês de maio, o Lona na Lua – Unidade Rio Bonito, recebe a ação, que será realizada nos dias 08 e 09, entre 8h e 11:30h.


O projeto, que é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, é um marco na promoção da conscientização e inclusão e conta com uma programação diversificada e totalmente gratuita durante os dois dias, totalizando 14 horas de atividades.


As ações incluem oficinas de arte sustentável, palestras e debates com especialistas, proporcionando momentos de aprendizado, troca de experiências e sensibilização para a causa.


Zeca Novais, produtor executivo e idealizador do projeto, fala sobre a iniciativa: “Esse movimento é essencial, pois garante mais uma oportunidade de aprendizado acerca do tema, desfazendo mitos e fornecendo informações precisas, além de proporcionar aos pais, familiares e profissionais da educação uma nova oportunidade de aprendizado sobre estratégias eficazes de apoio  melhor compreensão sobre as necessidades das pessoas inseridas no TEA.”


Uma característica marcante do evento é a oferta de atividades específicas para crianças e jovens autistas, em grande parte alunos da Clínica Escola do Autista, de Tanguá/RJ e membros do Grupo de Apoio para Indivíduos com Autismo de Rio Bonito/RJ (GAIARB). Além disso, no segundo dia do evento o foco se voltará para a capacitação de profissionais da educação, visando proporcionar ferramentas para melhor atenderem alunos com TEA em suas práticas pedagógicas.


Entre as atividades, que contemplam shows musicais, apresentações teatrais e oficinas de arte, a iniciativa estará oferecendo palestras com especialistas. “Caminhos Atípicos: Como o autismo mudou a minha vida", será ministrada por Marcele Millen, psicopedagoga e mãe de autista; "Autismo pelos olhos de um autista", conduzida por Ayla Bragança, fundadora do GAIARB e profissional especializada em Educação Especial, além de debates com o psicólogo Jefferson Nogueira e a psicopedagoga Valdenize Ramos.


A instrutora do Lona na Lua Sarah Rocha, que é artista da instituição há oito anos e integra a equipe organizadora, assinala a importância da participação de todos e como a Lona na Lua se dedica para garantir acessibilidade e inclusão. “O evento contará com profissionais mediadores e intérpretes de Libras em todas as atividades. Além disso, será realizado em espaços que possuem estrutura física adequada para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, reforçando o nosso compromisso com a acessibilidade em todas as suas dimensões”.


Gabriele Rangel, coordenadora de projetos e uma das idealizadoras do projeto, ressalta que “Diante dos números crescentes de diagnósticos e dos temas relacionados ao TEA, tanto no Brasil quanto globalmente, eventos como o ‘Meu Mundo Azul - Debaixo da Lona dos Sonhos’ tornam-se essenciais para ampliar a conscientização e promover a inclusão na sociedade. Através da arte, da educação e do diálogo, busca-se construir um mundo mais acolhedor e acessível para todos.  Em resumo, eventos como esse não apenas oferecem atividades divertidas, mas também criam um espaço seguro e inclusivo para todos. Eles são essenciais para construir uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para pessoas com TEA.”


A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o objetivo 12, que visa promover o consumo e a produção responsáveis, com destaque para a oficina de Arte Sustentável que será oferecida durante o evento para todos os participantes, incentivando práticas eco conscientes e sustentáveis para os participantes e a comunidade.



댓글


Arquivo
bottom of page