projetos e oficinas

 projeto
escola

O Lona na Lua oferece espetáculos infantis e infanto-juvenis integrados ao currículo escolar, tornando a ida ao Espaço Cultural Lona na Lua uma vivência cultural.

O PROJETO ESCOLA contribui diretamente com a sustentabilidade do Lona na Lua, beneficiando não somente os alunos e educadores que vão assistir os espetáculos, como também as crianças e jovens que recebem oficinas de arte de forma gratuita no projeto social e cultural regularmente. 
 

Já foram realizadas mais de 20 edições deste projeto, que tem como objetivo vincular a escola, local de aprendizagem, ao Lona na Lua, local onde o lúdico e a imaginação tomam forma, estreitando um vínculo entre o aprendizado e a diversão; entre a educação e a cultura.

 

ESTAÇÃO LONA NA LUA

O LONA NA LUA quer espalhar sua metodologia pelos quatro cantos do país. E isso todo mundo já sabe. O que talvez você ainda não saiba é que a sua empresa pode ajudar a transformar vidas  de centenas de crianças e jovens juntinho com a gente!

Em 2018 o Lona na Lua teve o projeto “Estação Lona na Lua” selecionado para o LABORA, um Programa de Aceleração Social desenvolvido pelo Instituto Ekloos, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a empresa de telecomunicações Oi. 

Neste período o time de profissionais do Lona recebeu consultorias especiais para a criação de um plano de negócio social com o objetivo de desenvolver e expandir o trabalho feito por Zeca Novais e toda sua equipe.

Curtiu?
Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Oficinas gratuitas

O Lona na Lua oferece oficinas gratuitas para crianças e adolescentes até 18 anos de escolas públicas, privadas e centros de educação especiais.

Prancheta 3.png
Prancheta 4.png
Prancheta 5.png
Prancheta 6.png
Prancheta 7.png
Prancheta 8.png
Prancheta 9.png
 

CINEMA

Na oficina de cinema os alunos mergulham nas técnicas de produção que envolvem a magia da Sétima Arte, aprendendo sobre posicionamento e enquadramento de câmera, fotografia cinematográfica e edição de curtas e longas metragens.

 

circo

Os principais objetivos são a compreensão, avaliação e organização dos princípios norteadores da arte circense. São apresentados aos alunos os princípios das artes da acrobacia e malabares, onde eles passam a ter os primeiros contatos com instrumentos como claves, bolinhas e pernas de pau.

12189212_1147901058571324_91560033126652

As aulas tem como objetivo a pesquisa corporal para criação e aplicação da Dança em espetáculos dramáticos. Com isso, o foco é o domínio artístico do corpo e a gramática do movimento. O aluno é estimulado a utilizar de maneira criativa as dinâmicas da ação e ao despertar de novas formas de relação com o corpo e o espaço cênico.

12239466_740229732748796_605825297456329

dança

 
 

MÚSICA

São abordados vários segmentos da música, como a voz falada, a introdução e conhecimento dos instrumentos musicais, além de gravações em estúdio e introdução à produção fonográfica, oferecendo aos alunos uma visão ampla e cheia de possibilidades dentro do universo musical.

 

teatro

O Lona na Lua oferece pesquisa sobre construção de personagem, tendo como foco a compreensão do processo do ator, o estudo sobre relações entre ação interna e externa e a ampliação de conhecimentos dos instrumentos de expressão cênica. O aprendiz recebe orientações sobre estudo de texto, posicionamento de palco, palavra e oratória, de modo a trabalhar habilidades que serão úteis para além dos palcos.

fotocriesp33.jpg

ROTEIRO

Compreensão, avaliação e organização dos princípios norteadores da escrita criativa, compreendendo a utilização da língua portuguesa como geradora de significação.

escrita.jpg
 
figurino.jpg

Cenografia e figurino

A oficina tem como objetivo desenvolver o imaginário em um processo formador, possibilitando o entendimento da elaboração e construção estética do espetáculo. Tudo isso ancorado em vivências manuais, ressaltando o aspecto da pesquisa e criação. 

 
 

CINECLUBE SELTON MELLO

A relação do ator e cineasta Selton Mello com o Lona na Lua começa no palco do Caldeirão do Huck em fevereiro de 2016. Pouco mais de cinco meses após o primeiro encontro e entusiasmado com o Lona, Selton presenteou o espaço com um equipamento completo de cinema, dando início ao CINECLUBE SELTON MELLO. Desde então, muitos filmes foram exibidos e o cineclube é hoje um grande aliado como ferramenta cultural no aprendizado dos loneiros.