Sobre    

QUEM SOMOS

uma lona feita
de sonhos

O LONA NA LUA é uma associação cultural e social sem fins lucrativos, que busca estimular o surgimento de jovens críticos, conscientes e inseridos no contexto da comunidade.

 

Com experiência em grandes parcerias, em 2015, o projeto participou do quadro “Um Por Todos e Todos Por Um” no Caldeirão do Huck, programa de televisão da TV Globo. A Lona foi reformada pelo programa, potencializando ainda mais as oficinas.

 
Prancheta 10.png
07_03_2018 (1).JPG

uma opção cultural no interior do estado

O movimento ainda leva a arte e a cultura para fora dos grandes centros urbanos, muitas vezes sendo a única opção cultural no interior do estado.

 

As apresentações de espetáculos garantem a sustentabilidade do projeto e ainda proporcionam espaço para que alunos participem ativamente da montagem dos espetáculos que são apresentados para toda a cidade e adjacências. 

missão

Apresentar um universo de possibilidades a crianças e jovens através de uma arte que pulsa de verdade, oportunizando vivência cultural e transformação social.

 

visão

Ter uma lona em cada cidade do interior do Brasil – e uma na lua.

 

valores

Honestidade de Propósito, Resistência,

Solidariedade, Determinação e Ética

 

13227744_1028790460533014_7710694881350049311_o.jpg

RIO BONITO

Sede do projeto, a cidade de Rio Bonito-RJ hoje tem o Lona na Lua como referência em arte e cultura, oferecendo oficinas para mais de 3.000 crianças e entretenimento para mais de 80.000 espectadores por ano.

A lona passou por uma reforma em 2015 através do quadro “Um Por Todos e Todos Por Um” no Caldeirão do Huck, programa de televisão da TV Globo.

Queremos espalhar Lonas pelos quatro cantos do país!

Nossa meta é construir 20 lonas até 2030, e começamos a fazer isso já em 2021. A cidade escolhida foi Tanguá, o segundo município mais pobre do Estado do Rio de Janeiro.

Se você é investidor social, prefeitura ou empresa, você pode levar o Lona na Lua para a sua cidade! Entre em contato para saber mais.

Prancheta 11.png

A estrada rumo à Lua

tangua2.jpg
Prancheta 12.png

Um grupo de benfeitores sociais sinalizam que vão investir na construção de uma filial do Lona na Lua na cidade de Tanguá. 

O Prefeito Rodrigo Medeiros assina Protocolo de Intenções, iniciando o processo de escolha de um terreno para receber o Lona na Lua

21.jpg
Prancheta 13.png
11.jpg
Prancheta 14.png

Visita ao terreno, localizado no centro de Tanguá

lona dos sonhos

Em 2017 convidamos o dramaturgo e professor de história Rafael Cal para escrever um livro reunindo as memórias do Lona na Lua.

 

Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua narra as dificuldades encontradas pelo caminho, os momentos divertidos, as tragédias pessoais e os momentos mágicos que circundam a jornada de construção do movimento. Desde o lançamento, mais de 3.000 exemplares já foram vendidos para o público em geral ou distribuídos para instituições de ensino de todo o Brasil. Venha conferir você também!

Leia o livro gratuitamente

Estrutura administrativa

Diretoria

Zeca Novais
Gabriele Rangel
José Carlos Gomes
Maria de Fátima Aguiar

Conselho Fiscal 

Cristian dos Anjos
Ailton Novais
Therezinha de Jesus

reconhecimento

Prancheta 21.png

Prêmio Rio Sociocultural 2011

 

A Associação Cultural e Social Lona na Lua marca presença entre as dez ações detentoras do Selo Rio Sociocultural. Realização: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Sebrae-RJ , Instituto Cidade Viva, ONG Rio Solidário.

Prancheta 22.png

Selo Favela Criativa 2015

O Lona na Lua conquistou o selo Favela Criativa.
Realização: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Light

 

Prancheta 22.png

Medalha Padre Thomas Pieters 2017

Honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Tanguá ao Lona na Lua pelos relevantes serviços prestados em toda a região.

Prancheta 22.png

Medalha Carlos Cordeiro 2012

 

Honraria Concedida pela Câmara de Vereadores de Rio Bonito-RJ ao idealizador do Lona na Lua, Zeca Novais, pelos relevantes serviços prestados em nome da cultura de Rio Bonito.

Prancheta 23.png

Diploma Heloneida Studart de Cultura 2016

Honraria concedida pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ao Lona na Lua.

 

Prancheta 21.png

Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2014

Lona na Lua foi indicado o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. A Cerimônia de Premiação foi realizada no EAV Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Prancheta 22.png

Medalha do Mérito Legislativo 2017

Honraria Concedida pela Câmara Municipal de Silva Jardim-RJ
pelo impacto sociocultural do Lona na Lua em toda a região.

Prancheta 22.png

Medalha Leir Moraes 2018

Honraria concedida pela 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim)