NOTÍCIAS

Lona Na Lua apresenta o espetáculo “Dom Quixote”


Apresentação faz parte do projeto “Lona Na Lua – Cidadania e Arte”

O próximo final de semana no Lona Na Lua promete ser recheado de emoções. Mais de 100 alunos subirão ao palco para encenar a peça “Dom Quixote” nos dias 28, 29 e 30 de abril às 20h. O livro foi escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes e adaptado pelo fundador do Lona Na Lua, Zeca Novais. “Não é a primeira vez que montamos este texto. A história e a loucura de Dom Quixote tem tudo a ver com a essência daqui”, afirma Zeca, fã da narrativa e também diretor geral da apresentação. O espetáculo é a conclusão do projeto “Lona Na Lua - Cidadania e Arte”, que tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Petrobras.

Foram mais seis meses de muito suor. Além dos alunos, uma equipe de professores conduziu o trabalho de direção teatral, música e dança. A dupla Gabi & Gabi foi responsável pelas aulas de teatro e coral. “Como atriz, ter auxiliado na direção foi o maior desafio. Mas é muito divertido estar do outro lado do palco porque é gratificante ver meus alunos colocando em prática o que passo nas aulas”, conta Gabriele Rangel, professora de teatro. Já a professora de coral Gabriella Levaskevicius aposta que a apresentação vai causar muita surpresa nos espectadores. “Espero que seja um momento único para a plateia e que seja um respiro artístico aos alunos, assim como foi pra mim. Vai ser difícil segurar o choro quando virem aquelas crianças cantando a plenos pulmões e repletas de sentimentos”, conclui Gabriella.

Dom Quixote é um fidalgo castelhano que, de tanto ler romances de cavalaria, enlouquece e sai em busca de repetir os feitos de seus heróis preferidos, tendo sempre a companhia de seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Coube ao loneiro Wallace Silva a missão de encarnar o protagonista da peça. “Eu estou muito feliz por ser a primeira vez que vou fazer o personagem principal. Eu quero que o público sorria, chore, sinta tudo que for possível pra que ao final saiamos com a sensação de dever cumprido”, resume Wallace. Mas não são só os alunos que passam pela emoção em um processo de montagem como esse. Os familiares que acompanham de perto sofrem e comemoram juntos o tempo todo. Principalmente quando é em dose dupla. “Pra mim tudo é mágico. Desde a história do Dom Quixote até o fato de ter duas filhas envolvidas na peça. Reinventar o mundo ao seu redor através da literatura é fascinante e as pessoas vão ter a oportunidade de ver o que é isso no palco”, resume Michel Costa, músico colaborador do espetáculo e pai das alunas Laira Zopellaro e Lavínia Weichert.

Os ingressos são gratuitos ao público em geral e também foram distribuídos entre familiares dos alunos, associações de moradores e escolas públicas e privadas de Rio Bonito e região.

Arquivo
Logo Lona na Lua

Sede Lona na Lua

Rua Admário Alves de Mendonça, 121, Centro, Rio Bonito-RJ

Casimiro de Abreu

Rua Julio Armindo Mozer, S/N, Mataruna, Casimiro de Abreu

Centro Adm Célio Sarzedas

Av. Amaral Peixoto, s/nº, Vila Campo Alegre – Casimiro de Abreu

21 99564 0609

 21 992924813

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Youtube Lona na Lua
  • Twitter - White Circle