top of page

NOTÍCIAS

Lona na Lua é selecionado para programa de expansão do modelo de negócio social

Edital elaborado pela Oi, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Instituto Ekloos contempla ONG de Rio Bonito


O ano de 2017 ainda não acabou, mas já se tornou um dos mais importantes na história do Lona na Lua. Após ser selecionada para ser uma das instituições apoiadas pelo Criança Esperança em 2018, iniciativa da Rede Globo junto com a UNESCO (União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ), ter realizado projetos em parceria com a Petrobras, Instituto Phi e Instituto da Criança e ter renovado convênios importantes, como o com a prefeitura de Silva Jardim, o projeto foi aprovado em mais um edital público. Pelos próximos 10 meses o Lona fará parte do Programa de Aceleração Social, desenvolvido pelo Instituto Ekloos, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a empresa de telecomunicações Oi. Neste período a Associação Cultural e Social Lona na Lua participará da chamada “incubadora social” através do LABORA, Laboratório de Inovação Social da Oi Futuro, recebendo consultorias especiais para a criação de um plano de negócio social com o objetivo de desenvolver e expandir o trabalho feito por Zeca Novais e toda sua equipe.

Zeca esteve presente no lançamento do Programa acompanhado do escritor Rafael Cal, autor do livro “Lona dos Sonhos”, e do assessor de comunicação do Lona, Magno Aguiar, evento que reuniu as demais instituições contempladas pelo edital. Das 157 organizações inscritas, 20 foram selecionadas por uma banca composta pelo próprio Instituto Ekloos, pela Oi Futuro e por especialistas em negócios sociais. De acordo com o fundador do Lona na Lua, este é mais um degrau que a instituição sobe visando se tornar um dos maiores movimentos socioculturais do país. “O sentimento é de orgulho. Um sonho que antes parecia distante se torna realidade a cada dia que passa. O Lona vai chegar a várias cidades do Brasil. Podem anotar aí!”, afirmou Zeca.

Presente em uma das apresentações de “O Auto da Compadecida”, a presidente e fundadora do Instituto Ekloos, Andrea Gomides vê a oportunidade como ideal para estreitar o laço com o movimento loneiro. “É maravilhoso ser parceiro do Lona. Quando cheguei aqui pela primeira vez já existia toda essa paixão, existia uma lona reformada, mas não existia a proporção que o projeto vem tomando. Fazer parte e acompanhar esta história é de fato incrível”, resume Andrea.

Já coordenadora de projetos, Mariana Santos, concorda com Zeca e vê com otimismo o futuro do Lona na Lua. “O Zeca é um fenômeno. Agora o nosso desafio é espalhar esse fenômeno Brasil afora. É entender como repetir essa transformação que ele fez em Rio Bonito e região e aplicar em outras realidades. O Programa de Aceleração Social vai pensar nisso juntamente com ele.” Vale lembrar que atualmente o Lona na Lua atende a 400 jovens de 8 a 18 anos de Rio Bonito e Silva Jardim e segue conversando com representantes do poder público para muito em breve atuar nos municípios de Tanguá e Casimiro de Abreu.


Arquivo
bottom of page