NOTÍCIAS

Apoio da Prefeitura de Rio Bonito oferece aulas de arte a 200 alunos no Lona na Lua


Desde agosto de 2022 a Associação Cultural e Social Lona na Lua conta com um importante aliado em seu objetivo de democratizar o acesso à cultura na cidade de Rio Bonito. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, assinou termo de fomento para potencializar as atividades do projeto que já atendeu mais de 4 mil crianças e jovens na região em treze anos de atuação sociocultural.

A subvenção no valor de R$ 110.000,00 para Associação Cultural e Social Lona na Lua no ano de 2022 é uma indicação orçamentária do Vereador Reginaldo Ferreira Dutra, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Rio Bonito, e contempla pagamento de instrutores e produtores, além de aquisição de insumos, uniformes e materiais para as oficinas realizadas diariamente no Espaço Cultural.

“Receber este apoio da Prefeitura Municipal é importante por diversos fatores. Este recurso garante o acesso de mais de 200 crianças e jovens às oficinas de arte de forma gratuita na cidade, estimula o pensamento crítico dos alunos matriculados e movimenta a economia local, gerando emprego e renda.”, diz Zeca Novais, Presidente da Instituição.

Como contrapartida social ao recebimento do aporte, o Lona na Lua oferece oficinas gratuitas de teatro, circo, escrita criativa, desenho, música, dança e cenografia e figurino para 200 crianças e jovens de Rio Bonito, com idades entre 06 e 18 anos, além de desenvolver o Projeto-escola, onde alunos da rede pública de ensino assistem a vinte sessões de espetáculos teatrais gratuitamente debaixo da lona azul estrelada localizada no centro da cidade.

Para Zaira Miranda, coordenadora de Projeto-escola, este contato das crianças com a arte é um legado que fica para a cidade. “Quando estas crianças estão aqui na lona podemos ver de perto o quanto isso pode impactar em suas vidas. A arte apresenta um universo gigantesco de possibilidades. E ofertar esta vivência ao lado dos educadores é uma das premissas do Lona na Lua. Através deste apoio, a Prefeitura está garantindo direitos fundamentais para o desenvolvimento destas crianças. Arte é vida.”



Arquivo