Casinha Viageira chega ao Lona na Lua e promove encontros com a literatura em Rio Bonito e Tanguá
- há 6 horas
- 2 min de leitura

Uma casa sobre rodas, um baú repleto de livros e dois moradores que transformam cada parada em uma oportunidade de encontro com a literatura. Assim é a Casinha Viageira, projeto que já percorreu diferentes regiões do Brasil e chega pela primeira vez ao estado do Rio de Janeiro com a circulação “Andanças Fluminenses”. Em setembro, a iniciativa passará pelas unidades do Lona na Lua em Rio Bonito e Tanguá, nos dias 9 e 10, respectivamente, levando contação de histórias, mediação literária, brincadeiras e uma biblioteca ambulante para crianças, famílias dos dois municípios.
O projeto tem como objetivo promover Espetáculos de Contação de Histórias a bordo de um motorhome, além de realizar ocupações literárias, com uma biblioteca móvel que vai incentivar o acesso à leitura e estimular a fruição cultural. Conduzida pela dupla de moradores Alessandra Prandi e Ricardo Gonçalves, conhecidos como Alê e Ri, a Casinha Viageira é também a casa onde os dois vivem enquanto percorrem o país.
Em cada destino, eles abrem as portas do veículo e convidam o público para uma experiência que combina contação de histórias, mediação literária, brincadeiras e uma biblioteca ambulante. A ideia é criar um espaço itinerante onde arte, cultura e literatura possam ser acessíveis a todos, valorizando as diversas manifestações culturais, em suas múltiplas matizes e formas de expressão.
No dia 9 de setembro, a Casinha Viageira estará em Rio Bonito, a partir 9h, onde dará início à circulação pelo estado. No dia seguinte, 10 de setembro, a casa sobre rodas segue viagem para Tanguá, dando continuidade à programação com histórias, brincadeiras e literatura.
A circulação “Andanças Fluminenses” é realizada em integração com coletivos culturais e fazedores de cultura do estado do Rio de Janeiro, fortalecendo uma rede de iniciativas que utiliza a arte e a literatura como ferramentas de encontro, formação e transformação.
Serviço
Casinha Viageira – Andanças Fluminenses
9 de setembro: Lona na Lua – Rio Bonito Horário: 9h
10 de setembro: Lona na Lua – Tanguá Horário: 9h
️ Entrada: gratuita


Comentários