top of page

NOTÍCIAS

CULTURA PRESENTE em Rio Bonito

Artistas são contemplados em projeto da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ


Cultura Presente. Este é o nome do edital lançado pela Secretaria de Estado de Cultura que contempla três artistas riobonitenses.

Dérik Nunes, Juka Goulart e Zeca Novais estão entre os 1206 técnicos da cultura beneficiados em todo o Estado do RJ.

Instrutor de circo do Lona na Lua, Dérik Nunes realizará oficinas através de plataformas da internet.

“Circo em casa... O espetáculo não pode parar!” será desenvolvido com alunos de Rio Bonito, Silva Jardim e Casimiro de Abreu e a expectativa é que a iniciativa beneficie mais de 50 crianças e jovens. “O ano de 2020 foi muito difícil para quem trabalha com arte. Este projeto chega em boa hora”, comemora Dérik Nunes.

O ator e diretor da Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, Juka Goulart, vai oferecer em dez vídeo-aulas uma breve análise de um texto clássico do teatro. Segundo o artista, o objetivo está em “estimular o conhecimento e a pesquisa da história da indumentária para a elaboração de um figurino teatral”. Com isso os alunos podem desenvolver sua própria linguagem e criar seus próprios figurinos no decorrer das oficinas, que também serão realizadas em plataformas da internet.

Além das oficinas on-line o edital “Cultura Presente” contempla outra atividade em Rio Bonito. Trata-se do projeto “Com a Cabeça na Lua”, desenvolvido pelo diretor do Lona na Lua, Zeca Novais.

Com experiência em palestras de empreendedorismo sociocultural em eventos como Colaboramérica 2018, Seminário Cultura e Territórios – Prefeitura de Niterói – 2017, Universidade Federal do Piauí e em dezenas de parcerias com o SESC, Zeca Novais destaca a importância de nos adaptarmos aos novos tempos por conta da pandemia de covid-19. “Precisamos estar conectados. É um novo momento, em que precisamos mais do que nunca estarmos unidos.



Zeca acrescenta ainda que a importância do edital está na valorização dos técnicos do setor cultural. “São instrutores de arte, palestrantes, técnicos de iluminação, som, produtores, que infelizmente tiveram suas vidas viradas de cabeça pra baixo por conta da pandemia. Este edital representa um alívio para muita gente que precisa trabalhar.”


"Cultura Presente" é uma realização do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. Para participarem das atividades e obterem maiores informações, os interessados podem entrar em contato através dos e-mailszecanovais@lonanalua.org.br, deriknunes@hotmail.com e juka.goulart@gmail.com.

Arquivo
bottom of page