top of page

NOTÍCIAS

Lona na Lua consolida atuação cultural em três municípios em 2025

  • Lona na Lua
  • há 18 minutos
  • 4 min de leitura

Com arte, educação e inclusão como pilares, o Lona na Lua encerra o ano de 2025 celebrando resultados expressivos e o fortalecimento de sua atuação sociocultural na região. Presente nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Tanguá e Rio Bonito, o coletivo desenvolveu ao longo de doze meses uma série de atividades voltadas para crianças e jovens, promovendo acesso gratuito à cultura, estímulo à criatividade e oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo.


O mês de dezembro marcou o encerramento de mais uma temporada de atividades da Associação Cultural e Social Lona na Lua, consolidando um ano de resultados expressivos e reconhecimento institucional. Para a coordenadora de projetos Zaira Miranda, 2025 representou um período de avanços importantes. “O ano de 2025 foi incrível. Estamos muito focados na expansão de territórios da instituição. E em 2026 teremos grandes novidades”, destacou.


As perspectivas de crescimento ganharam força no início de dezembro. No dia 3, o diretor do Lona, Zeca Novais, foi recebido pela prefeita de Araruama, Daniela Soares, em um encontro que sinalizou o interesse do município em conhecer e, possivelmente, receber as ações do coletivo no próximo ano. A reunião contou ainda com a presença de Luciano Mattos, ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e apoiador da Lona na Lua, reforçando o alinhamento institucional em torno da iniciativa.



Em 2025, a Lona na Lua também ampliou sua visibilidade nacional por meio da parceria com o Criança Esperança, iniciativa da TV Globo em parceria com a Unesco. Pela quinta vez, a instituição foi contemplada pelo programa e esteve presente nas comemorações dos 40 anos do Criança Esperança, incluindo a participação no lançamento do livro “Criança Esperança: 40 anos transformando sonhos em futuros”. Nesta edição, o projeto idealizado pela Lona na Lua levou jovens artistas formados pela instituição a circularem por diversas escolas de Rio Bonito, com apresentações de espetáculos infantis voltados ao incentivo à leitura. A ação, intitulada “Novos Leitores: Replicando Histórias”, beneficiou centenas de alunos da rede local.


Ainda dentro das celebrações pelos 60 anos da TV Globo, a Lona na Lua representou o Criança Esperança no programa “Globo Comunidade”. No dia 27 de abril, músicos da banda Lona na Lua se apresentaram nos estúdios da emissora, levando ao público talentos formados pelo projeto e ampliando a visibilidade da produção cultural desenvolvida no interior do estado.



A parceria com a TV Globo se estendeu também à área de formação institucional. Pelo terceiro ano consecutivo, a Lona na Lua recebeu o Programa de Transição de Coordenadores da emissora, no qual profissionais de diferentes áreas utilizaram a metodologia da organização como referência em liderança e gestão de pessoas. Executivos e coordenadores da Globo visitaram a unidade de Tanguá, acompanharam apresentações dos alunos e participaram de uma palestra com Zeca Novais sobre liderança e protagonismo sociocultural. Ao todo, mais de 300 lideranças participaram da iniciativa, que já tem continuidade prevista para 2026.


Como desdobramento dessa parceria, jovens artistas do Lona na Lua também tiveram a oportunidade de viajar a São Paulo, atendendo convites da emissora. Em maio, o grupo se apresentou para o setor de Telecom e Serviços da Globo, e, em junho, esteve no Teatro Claro Mais, durante o evento “Conexão OPEC, Dados e Performance”, levando suas apresentações a centenas de colaboradores.


O calendário cultural de 2025 incluiu ainda a participação da Lona na Lua em eventos de grande projeção nacional. No mês de agosto, o projeto marcou presença com apresentações artísticas na 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (SP) e no Rio Innovation Week, onde o fundador e diretor Zeca Novais também participou como palestrante do painel “Confiança é o novo capital: filantropia baseada na confiança como força inovadora”.



Arte como transformação social


Durante 2025, mais de mil alunos foram atendidos pelo Lona por meio de oficinas artísticas de teatro, música, dança, escrita criativa, circo, entre outras. As ações tiveram como objetivo principal o desenvolvimento integral dos participantes, utilizando a arte como ferramenta de expressão, aprendizagem e fortalecimento dos vínculos sociais, especialmente em territórios com menor acesso a equipamentos culturais.


As oficinas realizadas pelo Lona na Lua contribuíram para ampliar repertórios culturais, incentivar o trabalho em grupo, estimular a autonomia e fortalecer a autoestima das crianças e dos jovens atendidos. Para além da formação artística, o projeto teve papel fundamental na promoção do convívio social, do respeito à diversidade e da valorização das identidades locais.


Além das oficinas, o ano foi marcado pela realização de diversos espetáculos abertos ao público, que ampliaram o alcance do projeto e fortaleceram o diálogo com a comunidade. Entre as montagens apresentadas estiveram produções como “Auto da Compadecida”, “Clássicos”, entre outras encenações, que circularam pelos municípios atendidos e reuniram milhares de espectadores. As apresentações se tornaram importantes momentos de encontro cultural, valorizando o protagonismo das crianças e dos jovens participantes e aproximando o público da produção artística local.




Expansão de territórios


O ano também foi marcado pelo reconhecimento institucional do trabalho desenvolvido. A atuação consistente nos três municípios abriu diálogo com novas cidades interessadas em receber o projeto. Para 2026, existe a possibilidade de implantação de uma nova unidade no município de Araruama, após manifestação de interesse da prefeita Daniela Soares, o que reforça a credibilidade e o alcance social da iniciativa.


Para o fundador e diretor Zeca Novais, o reconhecimento do trabalho só é possível por conta dos patrocinadores. “A ENEL e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, que em parceria com as Prefeituras de Tanguá e Cachoeiras de Macacu foram fundamentais para que o Lona na Lua vivesse tantos momentos especiais em 2025. Também é importante destacar a força das leis de incentivo à cultura, que são ferramentas muito poderosas de inclusão social, o apoio do Criança Esperança, que é um grande parceiro, assim como o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, grande entusiasta na história do nosso movimento. Acreditamos na arte que transforma vidas e em 2026 transformaremos muito mais”.



 
 
 

Comentários


Arquivo
bottom of page