top of page

NOTÍCIAS

Lona na Lua desenvolve novo projeto em Tanguá

  • Lona na Lua
  • 6 de mai.
  • 1 min de leitura

Entre os meses de maio e junho de 2025, o Lona na Lua Tanguá recebe o projeto "Lona na Lua em Tanguá - Arte, Educação e Cidadania". A ação é destinada a crianças e jovens com idades entre 6 e 18 anos, residentes em Tanguá. A expectativa é atender 100 alunos dentro de um ciclo de dois meses de oficinas.


Segundo a produtora Zaira Miranda, a iniciativa tem como objetivo oferecer oficinas gratuitas de circo, teatro e dança e contribuir para o desenvolvimento cultural e social da comunidade. “Tanguá é um dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado e a arte se apresenta como uma poderosa ferramenta de transformação social. Além disso, o projeto incentiva a colaboração entre os participantes, promovendo a convivência e o respeito mútuo.”





Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizada em 2021 aponta a cidade de Tanguá, na região metropolitana do Rio, como o segundo município mais pobre do Estado, com renda média mensal de R$ 292,57, por morador. Para a instrutora de dança Jéssica Vieira, essa realidade torna iniciativas culturais e sociais ainda mais importantes para o desenvolvimento da comunidade. “Um dos objetivos dessa iniciativa consiste em engajar famílias e moradores em atividades culturais, promovendo a coesão social. Por meio de monitoramento e avaliação dos resultados do projeto, podemos identificar melhorias e aprendizados para o desenvolvimento de futuras ações.”



O projeto ‘Lona na Lua em Tanguá: Arte, Educação e Cidadania’ é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.

 
 
 

Comments


Arquivo
bottom of page