top of page

NOTÍCIAS

‘Lona na Lua em Tanguá – Arte Para Todos’ é reconhecido como investimento para as próximas gerações

Publicado em Folha da Terra

Há cerca de sete meses crianças e adolescente tanguaenses ingressaram em um novo mundo, o mundo da cultura e da arte com as oficinas de teatro, circo, música, roteiro, dança, cenografia e figurino e desenho do Lona na Lua. Com patrocínio da Enel e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a instituição implantou o ‘Lona na Lua em Tanguá: Arte Para Todos’, que já beneficiou mais de 600 alunos da cidade, onde o reconhecimento da população local fala mais do que qualquer estatística.

Um dos maiores incentivadores do projeto social na cidade, o secretário municipal de Educação, Luciano Lucio Natalino é todo orgulho para falar do ‘Lona na Lua em Tanguá: Arte Para Todos’. Segundo ele, o resultado já é percebido não só em sala de aula, mas também na vida dos alunos e até na família dos mesmos.

“Falar do ‘Arte Para Todos’ é falar de uma alternativa cultural nunca antes ofertada no município de Tanguá. O que o Lona tem feito por nossas crianças é de uma profundidade ímpar, os resultados serão em longo prazo, de uma forma consistente, mas eles já existem numa mudança da vida dessas crianças e das famílias delas. A gente tem quase 600 crianças, não só da rede pública, crianças tanguaenses que interagem, e que de uma forma ou de outra, essa troca beneficia não só a aprendizagem, mas o desenvolvimento como seres humanos”, analisou.

Para o secretário, o trabalho que está sendo desenvolvido pode ser uma porta para que a cidade aumente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A gente está muito feliz. Não tenho dúvidas de que o Lona é uma de nossas ferramentas para melhorar o nosso Ideb e colocar Tanguá no local que a gente deseja, ser uma cidade de destaque no desempenho dos alunos na aprendizagem, na educação como um todo”. O investimento no futuro dos jovens também é destacado pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Reginaldo Garcia. Para ele, além de promover o acesso às manifestações culturais, o incentivo também vai estimular os tanguaenses a desenvolverem o gosto pela cultura.

“O Lona na Lua chegou a Tanguá no momento em que existia uma demanda reprimida, de crianças e jovens, de acesso às manifestações artísticas. O trabalho que está sendo desenvolvido, de certa forma, também ajuda na formação de plateia, pois os alunos acabam usufruindo dessas linguagens, absorvem essas manifestações, e são eles que vão fazer o diferencial para as próximas gerações”, disse Reginaldo.

Na visão do prefeito Rodrigo Medeiros, através das parcerias, o projeto ‘Arte Para Todos’ também gerou emprego.

“O projeto Lona na Lua, além de oferecer arte para todos, agregando grande valor cultural para as crianças e jovens, abriu vagas de emprego e ainda complementa suas atividades com ações sociais, ao lado de seus parceiros. Mais que merecido o apoio recebido do governo do estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da concessionária que distribui energia para a nossa cidade. Hoje, não tenho a menor dúvida de que nosso empenho de ter uma sede do Lona na Lua em Tanguá, não foi em vão”, disse o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros.

Desde que chegou a Tanguá, o Lona na Lua tem sido bem recebido não só pela população, mas também pelas autoridades municipais, como conta o fundador e diretor da instituição, Zeca Novais.

“Só tenho a agradecer o abraço que nós recebemos da cidade de Tanguá e todo apoio institucional por parte da Prefeitura, que reconhece o Lona na Lua como uma ferramenta de inclusão social. Fico muito feliz em poder dialogar com a iniciativa privada e com o poder público local porque o nosso objetivo é um só, tornar os dias dessas crianças e jovens mais felizes”.

O projeto “Lona na Lua em Tanguá: Arte para todos” conta com patrocínio da ENEL e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Arquivo
bottom of page