top of page

NOTÍCIAS

Sede do projeto Lona na Lua em Tanguá ganha forma e estrutura impressiona

Por Lívia Louzada – Jornal Folha da Terra



Mais uma conquista para o setor cultural. O projeto Lona na Lua, que já possui sede em Rio Bonito, terá também uma unidade no município de Tanguá, o “Estação Lona na Lua Tanguá”. As obras já estão em andamento e tudo foi exibido na Live da Folha, no dia 19 de agosto, direto do terreno, localizado na Rua Presidente Dutra, próximo ao viaduto, no Centro da cidade, onde o fundador e diretor do projeto, Zeca Novais e o Secretário de Educação de Tanguá, Luciano Lúcio, receberam a reportagem da Folha e falaram como começou a parceria entre a Prefeitura da cidade e o Lona.

O Estação Lona na Lua Tanguá está sendo construído com recursos privados, de um grupo de pessoas que preferem ficar no anonimato, mas que decidiram ajudar o projeto a crescer. O terreno em que a estrutura está sendo erguida, é uma cessão da Prefeitura de Tanguá, e segundo o Secretário Luciano Lucio, esse não é um terreno, é “o terreno”, ou, como também disse Zeca, localizado em uma área nobre da cidade.


“Esse é um espaço nobre aqui da cidade, e com certeza vai receber crianças dos quatro cantos do município para fazerem muita arte, para terem muita educação e cidadania aqui dentro. Estamos muito felizes”, disse Zeca.


A expectativa para o empreendimento é grande, como explicou Luciano, “o Rodrigo (Medeiros, prefeito de Tanguá) se empenhou para entregar o que há de melhor. Não tenho dúvidas de que é Tanguá de antes, e Tanguá depois do Lona na Lua. Já estou pensando lá na frente em como a Prefeitura pode fazer convênios. Não tenho dúvida de que vai ser uma das coisas mais importantes desse governo e uma das coisas mais importantes realizadas no município de Tanguá até hoje”, disse o Secretário.


Emocionado com a conquista, Zeca Novais falou um pouco do quanto lutou para que esse sonho fosse realizado. “É essa lição que fica. Tantas vezes humilhado, tantas vezes feito de chacota, ‘ah! o Lona na Lua não, tem outras coisas na frente’. Beleza, a cidade precisa de muita coisa, mas por que não pensar em arte, em educação, em cidadania? Que mais representantes defendam a arte como inclusão social, não só em Rio Bonito e em Tanguá, mas em todo Brasil”, desabafou o diretor.

Estrutura

Na parte da frente estão sendo erguidas a bilheteria, sala de reuniões, banheiro para o público; com adaptação para deficientes, estacionamento; inclusive para pessoas com deficiência, espaço com acessibilidade, rampa para cadeirantes, e piso tátil para pessoas com deficiência visual. No meio, a estrutura de 10 metros de altura, onde ficará a lona que tanto encanta quem conhece o projeto; e ao fundo, a parte dos bastidores, com camarim, vestiário, banheiros e lavanderia.


Histórico de parceria

Com 12 anos completados em maio desse ano, o Lona na Lua coleciona uma bela história de lutas, mas de conquistas também. Esse ano, mais uma vez, o projeto é beneficiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), através do projeto ‘Criança Esperança’, da TV Globo. Essa é a segunda vez que o órgão dá apoio ao projeto, a primeira vez foi em 2018. Em 2016, o aluno do Lona, Lucas Fernandes, foi o vencedor do ‘Click Esperança’, no Fantástico. No mesmo ano, uma campanha de arrecadação de doações, produzida pelo Lona na Lua, passou a ser veiculada na TV Globo. Já em 2017, Zeca Novais anunciou a abertura do ‘Criança Esperança’ daquele ano, direto do palco do Caldeirão do Huck.


No ano passado, o jovem Wesley Gomes, também formado pelo Lona na Lua, participou de um projeto da TV Globo que foi veiculado nos intervalos comerciais, chamado “motivo para doar esperança”.




Arquivo
bottom of page