top of page

NOTÍCIAS

Tanguá ganha arte urbana inspirada na história da cidade


“Tanguá, Cidade Emancipada”. Este é o nome da ação que vem colorindo a cidade de Tanguá. O projeto, que é uma realização da Associação Cultural e Social Lona na Lua, foi contemplado entre 48 ações de arte urbana de todo o Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, que tem como objetivo resgatar a história do município através da arte urbana, conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Rua Cultural RJ.


Para execução da obra, que tem como foco o resgate da memória histórica de Tanguá, o projeto conta com o talento de três artistas da região. Célio Alma, Emanuelly Araujo e Lucas Nascimento terão a responsabilidade e a missão de ilustrar através de suas artes alguns marcos da história de Tanguá, como as ferrovias, a agricultura, a extração de fluorita, que resultou no ponto turístico ‘Lagoa Azul’, entre outros elementos.

O processo já pode ser visto no muro do Campo de Tanguá, localizado na Rua Dulce Lopes Garcia, no Centro da cidade. Diariamente, tintas e latas de spray despertam curiosidade e atenção na localidade, o que para a artista Emanuelly Araujo, a ‘Pink’, é um dos objetivos do projeto.


“Conversando com atores da comunidade, identificamos a resistência da população em relação à arte urbana ou à maioria das inovações por simplesmente ainda não conhecerem. Desta forma, este projeto contribui para o processo de democratização do acesso à cultura e de reeducação de plateia. A realização deste projeto desmistifica a arte do grafite e aproxima os moradores locais com a história da própria cidade através de imagens”, analisa Pink.


Para o produtor executivo do projeto, Zeca Novais, o ineditismo da ação é um fato a ser comemorado. “É a primeira vez que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lança um edital voltado especificamente aos artistas de arte urbana. Para nós, é um orgulho podermos participar deste momento histórico para o setor”, enfatiza Zeca.

E a população não precisará esperar muito para ver as obras prontas, já que a previsão de entrega do muro é para o mês de agosto. "Tanguá, Cidade Emancipada" tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Rua Cultural RJ.


Arquivo
bottom of page